VII Simpósio Internacional de Osteopatia e
VII Diplomação em Osteopatia – DO/ EBOM 2025
Curso Pré-Simpósio e Pré-Diplomação em Osteopatia EBOM:
Curso Internacional Presencial: Abordagem dos Distúrbios Escolares e do Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes
Alain Bouchard DO – Canadá
Ementa
Esse curso pretende:
Oferecer novas perspectivas terapêuticas e mecanismos fundamentais para o raciocínio clínico, diagnóstico, tratamento dos bebês, crianças e adolescentes;
Ensinar como favorecer o desenvolvimento ao nível motor, postural, cognitivo e escolar das crianças e adolescentes, através de observações clínicas documentadas e de casos clínicos pertinentes por meio de abordagem neuro-desenvolvimental, de anatomia, embriologia, filogênese e fisiopatologia;
Compreender a natureza multifatorial dos diferentes distúrbios do desenvolvimento, os principais mecanismos e pistas de buscas que estão associadas à eles: as dificuldades escolares, os distúrbios da aprendizagem, dislexia, TDAH, as disfunções da linguagem, os distúrbios de ansiedade e desordens emocionais, autismo. Compreender o papel essencial do trabalho multidisciplinar e como desenvolver um trabalho em equipe;
Conhecimento das principais causas relacionadas aos distúrbios, dificuldades e disfunções citados acima e identificação daquelas pertinentes para o tratamento osteopático;
Compreender os mecanismos de facilitação e das influências neuro-sensoriais e circulatórias ligadas a esses problemas. Conhecimento das principais áreas somáticas e neurológicas implicadas nessas desordens, e que podem ser de interesse para o tratamento osteopático. Iniciar o tratamento com abordagens palpatórias e volumétricas: normalizações volumétricas não diretivas. Abordagens não diretivas para avaliação e tratamento das tensões que afetam o sistema nervoso central;
Identificar as origens viscerais, cranianas e de outros sistemas corporais nos desequilíbrios da postura e da motricidade;
Compreender e avaliação dos estados de parassimpaticotonia e suas influências. Estudo e avaliação das tensões e restrições da face e do trato digestivo. Identificação e tratamento das facilitações ditas anteriores e posteriores.
Programa
Dia 14
- Principais desequilíbrios da postura e distúrbios da motricidade/marcha encontradas na criança e adolescente
- Escolioses idiopáticas em uma perspectiva osteopática
- Papel do tubo digestivo, das vísceras e da cadeia posterior nessas problemáticas
- Estudo de caso e teoria associada
- Análise da postura e das fases da marcha
- Facilitações da face e da base do crânio: tônus vagal
- Exploração do tratamento volumétrico do crânio e da face
- Papel de C0 – C1 na cadeia posterior
- Papel do sacro – cóccix no tubo distal
- Demonstração de tratamento de crianças de 5, 6 e 10 anos
Dia 15
- Diferentes tipos de torcicolos do bebê: teoria e estudo de caso
- Diferentes tipos de deformação do crânio, da face, as torções da dura-máter e as compressões dos nervos cranianos e as facilitações
- Demonstração do tratamento de um bebê
- Avaliação da face e do palato em uma abordagem global
- Normalizações volumétricas globais não diretivas e as normalizações indiretas
- Tratamento do crânio, tórax e pelve do bebê com essa abordagem
Dia 16
- Principais distúrbios do desenvolvimento e as dificuldades escolares: a dislexia, o distúrbio da linguagem, de TDA/TDAH
- Papel das facilitações da face nos distúrbios de ansiedade, nos ataques de pânico, nos terrores noturnos e outras desordens emocionais
- Reflexos arcaicos e a complementariedade entre a Osteopatia e a abordagem neuro-desenvolvimental
- Papel das facilitações neuro-sensoriais nos distúrbios do neuro-desenvolvimento
- Papel dos sistemas glinfático e linfático no sistema nervoso
- Comoções cerebrais e as sequelas escolares
- Perspectivas da medicina hiperbárica
- Técnicas de normalização linfática craniana
- Técnicas de normalização das hiper-facilitações neuro-sensoriais
- Técnicas de normalização não diretiva do sistema nervoso central
- Colaboração interprofissional e a complementaridade entre as abordagem neuro-desenvolvimental, a medicina hiperbárica e a Osteopatia
Currículo
- Osteopata DO – Canadá
- Pesquisador, professor, conferencista
- 40 anos de clínica em Osteopatia Pediátrica
- Criador de uma forma especial de tratamento Osteopático nas disfunções de aprendizagem e desenvolvimento, problemas posturais e da motricidade nas crianças e adolescentes
- Participa internacionalmente de pesquisas em Osteopatia Pediátrica, criança e adolescente
Ministrante: Alain Bouchard
Data: 14, 15 e 16 de novembro de 2025
Carga horária: 30 horas
Público-alvo: Osteopatas ou alunos cursando o ciclo de visceral e craniano
Próximos Cursos
| 14, 15 e 16 de Novembro de 2025 | Belo Horizonta - MG | EBOM 31 98395-5624 |