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Curso Internacional: Abordagem dos Distúrbios Escolares e do Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes

VII Simpósio Internacional de Osteopatia e

VII Diplomação em Osteopatia – DO/ EBOM 2025

 

Curso Pré-Simpósio e Pré-Diplomação em Osteopatia EBOM:

Curso Internacional Presencial: Abordagem dos Distúrbios Escolares e do Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes

 Alain Bouchard DO – Canadá

 

Ementa

Esse curso pretende:

Oferecer novas perspectivas terapêuticas e mecanismos fundamentais para o raciocínio clínico, diagnóstico, tratamento dos bebês, crianças e adolescentes;

Ensinar como favorecer o desenvolvimento ao nível motor, postural, cognitivo e escolar das crianças e adolescentes, através de observações clínicas documentadas e de casos clínicos pertinentes por meio de abordagem neuro-desenvolvimental, de anatomia, embriologia, filogênese e fisiopatologia;

Compreender a natureza multifatorial dos diferentes distúrbios do desenvolvimento, os principais mecanismos e pistas de buscas que estão associadas à eles: as dificuldades escolares, os distúrbios da aprendizagem, dislexia, TDAH, as disfunções da linguagem, os distúrbios de ansiedade e desordens emocionais, autismo. Compreender o papel essencial do trabalho multidisciplinar e como desenvolver um trabalho em equipe;

Conhecimento das principais causas relacionadas aos distúrbios, dificuldades e disfunções citados acima e identificação daquelas pertinentes para o tratamento osteopático;

Compreender os mecanismos de facilitação e das influências neuro-sensoriais e circulatórias ligadas a esses problemas. Conhecimento das principais áreas somáticas e neurológicas implicadas nessas desordens, e que podem ser de interesse para o tratamento osteopático. Iniciar o tratamento com abordagens palpatórias e volumétricas: normalizações volumétricas não diretivas. Abordagens não diretivas para avaliação e tratamento das tensões que afetam o sistema nervoso central;

Identificar as origens viscerais, cranianas e de outros sistemas corporais nos desequilíbrios da postura e da motricidade;

Compreender e avaliação dos estados de parassimpaticotonia e suas influências. Estudo e avaliação das tensões e restrições da face e do trato digestivo. Identificação e tratamento das facilitações ditas anteriores e posteriores.

 

Programa

Dia 14

  • Principais desequilíbrios da postura e distúrbios da motricidade/marcha encontradas na criança e adolescente
  • Escolioses idiopáticas em uma perspectiva osteopática
  • Papel do tubo digestivo, das vísceras e da cadeia posterior nessas problemáticas
  • Estudo de caso e teoria associada
  • Análise da postura e das fases da marcha
  • Facilitações da face e da base do crânio: tônus vagal
  • Exploração do tratamento volumétrico do crânio e da face
  • Papel de C0 – C1 na cadeia posterior
  • Papel do sacro – cóccix no tubo distal
  • Demonstração de tratamento de crianças de 5, 6 e 10 anos

 

Dia 15

  • Diferentes tipos de torcicolos do bebê: teoria e estudo de caso
  • Diferentes tipos de deformação do crânio, da face, as torções da dura-máter e as compressões dos nervos cranianos e as facilitações
  • Demonstração do tratamento de um bebê
  • Avaliação da face e do palato em uma abordagem global
  • Normalizações volumétricas globais não diretivas e as normalizações indiretas
  • Tratamento do crânio, tórax e pelve do bebê com essa abordagem

 

Dia 16

  • Principais distúrbios do desenvolvimento e as dificuldades escolares: a dislexia, o distúrbio da linguagem, de TDA/TDAH
  • Papel das facilitações da face nos distúrbios de ansiedade, nos ataques de pânico, nos terrores noturnos e outras desordens emocionais
  • Reflexos arcaicos e a complementariedade entre a Osteopatia e a abordagem neuro-desenvolvimental
  • Papel das facilitações neuro-sensoriais nos distúrbios do neuro-desenvolvimento
  • Papel dos sistemas glinfático e linfático no sistema nervoso
  • Comoções cerebrais e as sequelas escolares
  • Perspectivas da medicina hiperbárica
  • Técnicas de normalização linfática craniana
  • Técnicas de normalização das hiper-facilitações neuro-sensoriais
  • Técnicas de normalização não diretiva do sistema nervoso central
  • Colaboração interprofissional e a complementaridade entre as abordagem neuro-desenvolvimental, a medicina hiperbárica e a Osteopatia

 

Currículo

  • Osteopata DO – Canadá
  • Pesquisador, professor, conferencista
  • 40 anos de clínica em Osteopatia Pediátrica
  • Criador de uma forma especial de tratamento Osteopático nas disfunções de aprendizagem e desenvolvimento, problemas posturais e da motricidade nas crianças e adolescentes
  • Participa internacionalmente de pesquisas em Osteopatia Pediátrica, criança e adolescente

Ministrante: Alain Bouchard

Data: 14, 15 e 16 de novembro de 2025

Carga horária: 30 horas

Público-alvo: Osteopatas ou alunos cursando o ciclo de visceral e craniano

Próximos Cursos

14, 15 e 16 de Novembro de 2025Belo Horizonta - MGEBOM 31 98395-5624

DEPOIMENTOS: