O TRATAMENTO DA LOMBALGIA PELA REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL: ASPECTOS PRÁTICOS E TEÓRICOS

Autora: VIVIANE TRIGO

Orientadora: Laís Cristina Almeida

Ano: 2018

Resumo:

A região lombar tem importante papel na acomodação de cargas decorrentes do peso corporal, da ação muscular e das forças aplicadas externamente. Uma importante sintomatologia dessa região, a lombalgia é a causa musculoesquelética mais comum de problemas físicos, constituindo uma problemática na sociedade moderna. Causa elevado custo financeiro para os cofres públicos e privados, gerado por dias perdidos de trabalho, seguros e cuidados com a saúde. Existem diversos modos e abordagens de tratamento dessa afecção, dentre esses se tem a Reeducação Postural Global (RPG), que considera a postura como relacionada ao princípio da unidade corporal, ou seja, o corpo se forma com um conjunto indissociável, em seus aspectos miofasciais. Por ser um método global, tem o objetivo de buscar a causa e não só
atuar sobre os sintomas, utilizando-se da participação de paciente. Assim, o objetivo do presente artigo foi realizar um levantamento de trabalhos sobre o tratamento da lombalgia pelo RPG, as relações entre as posturas globais utilizadas nesse método nessa sintomatologia e seus resultados na melhora daquela afecção. Este estudo tratou-se de uma revisão bibliográfica, com buscas de artigo nos bancos de dados Medline, Lilacs, Scielo, PEDro e Google acadêmico, publicados entre 2000 e 2017. Os artigos encontrados mostram evidência da melhora da lombalgia quando utilizados a RPG como tratamento, associado ou não a outros métodos. Ainda assim, são necessários melhores estudos para confirmarem esses resultados.

ACESSAR ARTIGO